Estamos percebendo que uma nova cultura está sendo instaurada nas empresas do Brasil. Um novo normal ou a tentativa de tentarmos fazer dar certo, mesmo com um cenário tão diferente e desafiador?
No Brasil, 92% dos profissionais admitem estar preocupados com a exposição no local de trabalho ou em atividades relacionadas ao emprego, segundo pesquisa da Udemy, divulgada em maio deste ano.
Mas e o Home Office ou os EPIs? Álcool em gel, máscaras?
Talvez não saibamos responder a pergunta de imediato, mas conseguimos enxergar com clareza que independentemente da decisão é necessário ter os pés no chão para fazer o que deve ser feito e da melhor forma.
O trabalho remoto será a modalidade que sua empresa adotou? Ótimo! Preze por ela. Saiba que mesmo estando em casa, as questões ergonômicas devem estar na pauta do que se discutir junto ao RH, além de equipamentos eletrônicos, como computadores e telefones, e eventuais materiais de apoio que algumas funções exigem.
O trabalho é presencial? Siga todas as recomendações de saúde! Sugira planejamento de jornadas em turnos e escalas para evitar aglomerações, realize testes periódicos e esteja com a saúde em dia.
Suprir a necessidade do colaborador é importante para que o trabalho seja realizado e as metas batidas. Por isso que cada profissional deve se atentar ao cuidado individual e ao coletivo.
Tudo isso não é mais segredo, porém existe um outro fator importante nessa retomada, seja ela presencial, seja remota: como fazer tudo isso e da melhor maneira?
Claro que assim pode parecer fácil, mas com todas as burocracias que o setor empresarial possui, ainda mais se atrelado à saúde, as dicas são valiosas, porém, o apoio necessário para colocá-las em prática só ficam no papel.
O que não te falaram sobre a retomada das atividades é que existem empresas que atuam justamente no gerenciamento de risco, no planejamento e no cuidado dos colaboradores. E quando a atual situação de emergência surgiu, esses processos também passaram por reformulações.
Para vocês terem uma ideia, o mercado de seguros, que contempla as coberturas de seguro médico, de vida, além de consultorias para empresas, teve alta de arrecadação de 17,6% em janeiro deste ano em comparação a janeiro de 2019, de acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
Os dados comprovaram ainda que houve um aumento na percepção social de ter um bem segurado, além da importância de garantia, caso haja imprevistos, servindo como válvulas de escape em situações emergenciais. Por isso, as empresas estão se adaptando para incluir seguros em seus processos.
Neste “novo normal”, vi de perto o quanto a @Brisk Seguros estudou e tem buscado soluções para entender caso a caso, e oferecer o melhor serviço.
Se desejar saber como a Brisk pode ajudar a sua empresa neste momento e, principalmente, tratar da retomada das atividades com a máxima segurança, conte comigo. Posso te ajudar a esclarecer o que precisa ser feito. Clique aqui e saiba mais.