Atualmente, umas das principais preocupações das empresas que possibilitam soluções financeiras de forma simples e econômica é o grande número de inadimplentes. No Brasil, são mais de 60 milhões de pessoas devedoras, o que gera uma preocupação e uma grande quebra no caixa das instituições que fornecem serviços financeiros.

Antes de responder essa pergunta sobre o porquê de oferecer o seguro prestamista com seus serviços, é preciso entender o que ele é, em quais casos deve ser solicitado, entre outras informações sobre esse modelo de seguro. 

O que é o seguro prestamista?

É muito comum algumas empresas ficarem na dúvida sobre o que é e como funciona o seguro prestamista. Nada mais é do que um seguro que te concede um crédito futuro com o objetivo de saldar todas as dívidas caso ocorra alguma situação fora de controle, como falecimento, problemas de saúde relacionados a invalidez ou até mesmo o desemprego. 

Para a instituição financeira, a contratação do seguro é importante, pois o credor também recebe a garantia de que lá na frente não sofrerá com os impactos de uma possível inadimplência. Por exemplo, vamos supor que o contratante deixa de pagar por um serviço acordado. Automaticamente quem concedeu o crédito recebe de volta esse valor como forma de indenização. 

Sendo assim, o seguro prestamista é uma garantia que beneficia aquele que precisa do serviço ou do valor concedido, mas também não abandona o credor, de forma a garantir a quitação dos valores em aberto, beneficiando as duas faces da moeda.

A contratação pode ser realizada em quais casos? 

A contratação desse serviço é feita quando o contratante possui em sua aquisição o crédito em aberto. Ou seja, o seguro prestamista só é disponibilizado quando existe em seu nome uma operação financeira ou no fechamento de algum serviço. A contratação é realizada nas seguintes situações:

  • Consórcios;
  • Cartão de crédito;
  • Cheque especial;
  • Empréstimos financeiros e bancos;
  • Empréstimo de crédito consignado;
  • Financiamento de imóveis;
  • Financiamento de veículos;
  • Linhas de crédito rural;
  • Financiamento para obras.

Oferecer ou não o seguro prestamista em seus serviços? 

Sem dúvida a resposta é sim! Como dito anteriormente, o seguro prestamista é essencial para a segurança dos serviços oferecidos pela empresa e para a sua saúde financeira, pois caso ocorra a inadimplência, a companhia não ficará de mãos atadas referente ao pagamento das prestações dos serviços oferecidos que ainda estão pendentes. 

Esse modelo de seguro garantirá o pagamento total ou parcial do financiamento feito em casos de: demissão, perda de renda por incapacidade temporária, antecipação por doença, casos de morte natural ou acidental, invalidez, entre outras situações. 

Além do mais, com o seguro prestamista a empresa tem mais segurança no recebimento das dívidas e no pagamento direto a empresa, além de ser ideal para as empresas dos segmentos de consórcio, cartão de crédito e financeiras. 

Entretanto, até mesmo nas situações citadas acima, é preciso entender que essas coberturas também precisam ser acertadas no seguro prestamista, podendo ser solicitadas de forma individual ou conforme a necessidade do segurado.  

O valor desse seguro é fixo ou variável?

O valor do seguro é variável, pois depende de alguns fatores importantes na hora do fechamento, como o valor do bem adquirido, as coberturas que serão incluídas, o prazo de pagamento do crédito e a idade do segurado.

Por exemplo, se ao fechar o seguro prestamista o segurado for mais jovem, esse valor será menor em relação a uma pessoa mais velha. Não só isso, o preço também muda do financiamento de um veículo, que será menor em comparação a uma casa. 

No geral, esse tipo de contratação ajuda e não sai caro. Além do mais, o cálculo é sempre realizado de forma individual e especializada, podendo sofrer algumas variações de uma pessoa para a outra como já mencionado.  

A Brisk Seguros está com você!

Quer entender melhor como oferecer o serviço de crédito sem correr riscos com a inadimplência? Oferecemos às empresas o seguro prestamista, a garantia que elas receberão os valores em casos de imprevistos por parte do segurado. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Seguro Prestamista

Ofereça serviço de crédito sem correr riscos com a inadimplência.

Uma das grandes preocupações das fintechs é o número de inadimplentes. Atualmente, existem mais de 60 milhões de pessoas inadimplentes no Brasil, e a tendência é que essa taxa só aumente.

O Seguro Prestamista é a forma mais eficiente de ter a certeza de que um débito será pago mesmo em casos de morte, invalidez ou perda de emprego do contratante.

Como funciona o Seguro Prestamista?

Ideal para Fintechs e instituições financeiras de forma geral, o seguro prestamista é uma garantia tanto para instituição quanto para o consumidor final na hora da contratação de créditos ou financiamentos. 

É uma forma de garantir a segurança de que o saldo devedor será quitado mesmo que ocorram imprevistos com o contratante como invalidez, desemprego e até morte. 

Para as instituições financeiras, o seguro prestamista torna a oferta de crédito ainda mais atrativa, uma vez que essa modalidade garante que a empresa não sofrerá os impactos de uma possível inadimplência.

O valor do seguro prestamista é fixo ou variável?

O valor desse seguro varia de acordo com alguns fatores, como valor do bem adquirido, prazo de pagamento, idade do segurado, etc.

Por exemplo, o preço do seguro prestamista do financiamento de um automóvel, será menor em relação ao custo do financiamento de uma casa. Assim como o financiamento de 10 anos terá um custo maior em relação ao mesmo financiamento, mas de um prazo de 2 anos.

Então é certo afirmar que o cálculo do seguro prestamista é realizado de forma individual e pode sofrer variações.

Em quais casos o seguro prestamista é cobrado?

Esse modelo de seguro geralmente é cobrado em financiamentos, já que são ações financeiras de comprometimento com prazos maiores, mas existem também outras operações de crédito onde é possível contratar esse seguro:

Cheque especial

Cartão de crédito

Consórcio

Consignado privado

Brisk Seguros especialista em Seguro Prestamista

A Brisk Seguros oferece uma solução diferenciada em Seguro Prestamista para facilitar a quitação de crédito. 

Oferecemos todo o suporte logístico e analisamos todas as cláusulas contratuais para garantir a segurança que a sua fintech precisa. 

Entre em contato conosco para saber mais!